Convocado ministro da Defesa para tratar de vagas de UTI ociosas

28 de Abril de 2021

Requerimento foi aprovado na Comissão de Fiscalização e Controle.

Requerimento de convocação (REQ 21/21) apresentado pelo deputado Kim Kataguiri (SP), na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, foi aprovado hoje (28). O convocado é o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, que deverá prestar esclarecimentos sobre vagas de UTI ociosas nos hospitais das Forças Armadas.

“É inadmissível que as Forças Armadas tenham, em seus hospitais, leitos ociosos, enquanto pessoas morrem nos demais hospitais por falta de leito”, afirmou Kataguiri, após a imprensa ter noticiado leitos de UTI com capacidade ociosa, em hospitais das Forças Armadas.  “O maior problema da atual pandemia, além da vacinação, é garantir um leito de UTI a todos os cidadãos que necessitem, a fim de que a mortalidade causada pelo coronavírus seja reduzida”, reforçou o deputado.

Diferente do convite, a convocação torna a vinda à comissão obrigatória. O não comparecimento no prazo de 30 dias após receber o ofício caracteriza crime de responsabilidade. A data para a vinda do ministro ainda será definida.