Câmara aprova urgência ao projeto que prevê vacinação nos finais de semana

16 de Julho de 2021

Imunização até em feriados vai permitir a redução de filas, aglomerações e o tempo de espera pela vacina.

O Plenário da Câmara aprovou o requerimento de urgência ao projeto que torna obrigatória a vacinação em todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados durante pandemias e surtos. O autor do requerimento é o líder Efraim Filho (PB). Ele argumenta que a aprovação do PL 1136/21, do senador Chico Rodrigues (RR), permitirá a redução de filas, aglomerações e do tempo de espera para a vacinação.

“A vacinação realizada nos finais de semana somente pelos drive thru gera uma situação de desigualdade e injustiça, que prejudica as pessoas mais humildes, que utilizam ônibus e não têm como se vacinar nos sábados e domingos no drive thru”, ressaltou.

O texto prevê que vacinação diária só será interrompida em três hipóteses: quando houver a falta de estoque de vacinas; nos casos em que for necessária a reserva de vacinas para atender a aplicação em grupos que precisem da segunda dose; e quando for demonstrada e justificada a inviabilidade técnica ou operacional pela direção municipal do SUS.