Aprovado relatório de Hélio Leite que prevê equipamentos de segurança para pilotos de kart

13 de Abril de 2021

A Comissão do Esporte aprovou parecer favorável do deputado federal Hélio pela aprovação ao Projeto de Lei 5238/19, que altera regras de segurança para funcionamento de kartódromos no Brasil.

O texto torna obrigatória a instalação de carenagem para cobrir totalmente o motor do kart, bem como a utilização de equipamentos individuais de segurança pelos pilotos.

O relatório, em consonância com princípios da legislação desportiva garante mais segurança na prática de kart, “propõe-se a carenagem, de modo a deixar o motor totalmente coberto. Adicionalmente, é previsto o uso de equipamentos individuais de segurança. ”

As alterações sugeridas tornam explicitas que os equipamentos de segurança devem ser usados não somente no ambiente de competição profissional, mas também nas atividades recreativas ou amadoras. O texto sugere ainda incluir os mesmos critérios para pistas “indoors”, que podem existir em shopping centers, clubes ou outros espaços fechados.

“Nossa expectativa é que a prática do kart entre pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, tanto para fins recreativos como competições, seja uma atividade absolutamente segura. Com isso, tenho a certeza teremos um aumento significativo de praticante do esporte”, disse o deputado.