Aprovado projeto que cria Dia da Criança Traqueostomizada

27 de Abril de 2021

Proposta busca conscientização e cuidados com pacientes

O Projeto de Lei 5114/2019, do deputado Dr. Zacharias Calil (GO), que cria o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada – a ser comemorado em 18 de fevereiro – foi aprovado no Plenário da Câmara nesta terça-feira (27).

Segundo o parlamentar, a ideia é despertar cuidados e conscientização com estes pacientes. “Precisamos conscientizar, tanto os profissionais da saúde, quanto os pais e responsáveis, sobre os cuidados e atendimento a essas crianças que, muitas vezes, são negligenciadas e correm risco de vida”, explica Calil.

Segundo ele, as crianças com traqueostomia precisam de atenção regular para evitar a obstrução das vias aéreas e cuidados com a higiene da cânula. “O que percebemos hoje é que não só no Brasil, mas em todo o mundo, existe uma enorme dificuldade de todos os profissionais de saúde em lidar com esta condição e falta padronização dos cuidados. Com este projeto aprovado, podemos fazer campanhas de conscientização e reunir especialistas para que o tema seja cada vez mais debatido”, celebrou Calil.

O dia 18 de fevereiro foi escolhido por ser a data em que a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, realizou o Primeiro Consenso e Recomendações Nacionais em Crianças Traqueostomizadas. Esse consenso tem por objetivo gerar recomendações nacionais sobre os cuidados e condutas diante das crianças traqueostomizadas.