Roberto Sales defende a criação da Política Nacional para Cultivo de Peixes Ornamentais

16 de Maio de 2018

O setor traz lucro para o país

Dep. Roberto Sales
O deputado Federal Roberto Sales (RJ), formalizou uma sugestão ao governo federal, para a criação da criação da Política Nacional para Cultivo de Peixes Ornamentais. “Devido a falta de pesquisas, bibliografia e especialistas para atenderem esses piscicultores, na busca de linhagens, matrizes qualificadas e rações balanceadas, se faz necessário essa Política Nacional”, destacou.
Considerado um dos setores mais lucrativos da piscicultura brasileira atualmente, o cultivo de peixes ornamentais não se restringe somente à criação, importação e exportação de peixes exóticos, porém uma importante indústria se expande a partir dela, com a aquisição e instalação dos aquários, formulação e comércio de rações balanceadas, produção e venda de acessórios e plantas aquáticas para ornamentação.
Sales argumenta ainda que o setor traz lucro para o país, somente no ano de 2014, a atividade movimentou algo em torno de R$ 1 bilhão. Em 2013, as exportações brasileiras alcançaram US$ 10,5 milhões. Ademais, o valor unitário médio para vendas cresceu 744% entre 2007 e 2012, destaca.