Ministra Tereza apresenta resultados do ABC Cerrado: mais de 93 mil hectares de pastagens recuperadas

07 de Novembro de 2019

“O produtor rural acreditou porque investindo nas suas pastagens degradadas, no solo já exaurido, viu que esse investimento traz de volta para ele renda”

Os resultados do Programa ABC Cerrado são expressivos, com mais de 93 mil hectares de pastagens degradadas recuperadas num período de cinco anos, informa a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina (DEM-MS).
Foram oferecidas capacitação e assistência técnica e gerencial para 7,8 mil produtores rurais que adotaram tecnologias de baixa emissão de carbono na Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal. A área equivale a 110 mil campos de futebol.
O ABC Cerrado é uma parceria entre o Mapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)/Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e recursos do Fundo de Investimento Florestal (FIP, em inglês), administrados pelo Banco Mundial.

No evento, a ministra destacou que os resultados mostram como é possível aliar sustentabilidade com a agropecuária, além de proporcionar a ampliação da produção por meio do investimento em áreas degradadas. “O produtor rural acreditou porque investindo nas suas pastagens degradadas, no solo já exaurido, viu que esse investimento traz de volta para ele renda”, disse.
O presidente da CNA, João Martins, o projeto é a prova de que o produtor rural tem “competência de reverter terras degradadas em produtivas e fazer uma agricultura e pecuária com sustentabilidade”.