Deputado Heráclito Fortes cobra manutenção das barragens

05 de Dezembro de 2018

“Esta é uma matéria que carece da atenção de todos. Trata-se de um relato do que acontece no Piauí sobre o descaso na manutenção de várias barragens. O Piauí já foi vítima de uma barragem que estourou, a Barragem de Algodões, e deu um prejuízo terrível, ceifando vidas, destruindo plantações, e nunca foi recuperada”

Dep. Heráclito Fortes - 25_06_2018 (118)
O deputado Heráclito Fortes (PI) chamou atenção, mais uma vez, da Tribuna da Câmara, para a necessidade de manutenção das barragens no Piauí. Heráclito Fortes destacou o artigo do jornalista piauiense Zózimo Tavares, veiculado nesta terça-feira (04) intitulado “Barragens estão ao deus-dará”.
“Esta é uma matéria que carece da atenção de todos. Trata-se de um relato do que acontece no Piauí sobre o descaso na manutenção de várias barragens. O Piauí já foi vítima de uma barragem que estourou, a Barragem de Algodões, e deu um prejuízo terrível, ceifando vidas, destruindo plantações, e nunca foi recuperada”, destacou o parlamentar.
Heráclito Fortes citou outros casos, entre eles, o que aconteceu em Brasília e, mais recentemente, o ocorrido em São Paulo, ressaltando que nas duas situações, o desabamento se deu pela falta de manutenção. Na ocasião, alertou ao novo governo que torne obrigatória a fiscalização de todas as construções, urbanas ou não, que tenham como base o uso do concreto.
“O concreto é amigo do homem, mas a manutenção se faz necessária. Esse governo que começa agora teria muita prudência de tornar obrigatória a fiscalização de todas as construções, urbanas ou não, que tenham como base o uso do concreto”, pontuou.
Heráclito Fortes estendeu sua preocupação não apenas ao Piauí, mas ao Brasil inteiro para que se tenha um trabalho de manutenção periódica de barragens, pontes, viadutos, e tudo que leva concreto na sua construção.
Esta não é a primeira vez que o deputado Heráclito Fortes alerta para o problema. Desde 2009 quando aconteceu o desabamento da barragem de Algodões na cidade de Cocais, Heráclito Fortes, na época senador, alertou o governador Wellington Dias para a necessidade de um plano de manutenção das barragens do Piauí. Postura semelhante, ele teve no início desse ano quando foi emitido o sinal de alerta máximo por ameaça de rompimento da barragem do Bezerro, na cidade de José de Freitas.