Contra efeitos da pandemia, deputado propõe saque integral de FGTS

24 de Março de 2020

Diante da crise provocada pela pandemia, o parlamentar acredita que o recurso poderá ajudar as pessoas que estão perdendo emprego.

O deputado Luis Miranda (DF) protocolou nesta segunda-feira (23) projeto de lei possibilitando que o trabalhador faça o saque integral do FGTS. Diante da crise no Brasil e no mundo, provocada pela pandemia da Covid-19, o parlamentar acredita que o recurso poderá ajudar as pessoas que estão perdendo emprego.

Em consequência da baixa movimentação das ruas, os comércios diminuíram drasticamente as vendas. Automaticamente, muitos estão sendo obrigados a demitir. “Muitos estabelecimentos fechados e sem auferir lucros, muitas pessoas perdendo o emprego, muitas pessoas diminuindo suas rendas”, argumenta.

“O projeto visa beneficiar os trabalhadores que foram prejudicados com a perda de suas receitas, e não os tem os seus empregos e qualidade de vida funcionando normalmente”, explica o deputado.

De acordo com o texto, titular da conta vinculada poderá sacar o valor integral da sua reserva acumulada do FGTS. A solicitação de movimentação da conta vinculada será admitida até 15 dias após a publicação do ato de reconhecimento, pela autoridade competente, do Estado de exceção.

“Com as medidas sugeridas, esperamos contribuir para preservar a saúde da população e evitar ao máximo qualquer forma de contágio com esse período desastroso”, justifica o deputado Luis Miranda.