Alan Rick aponta família e educação como os dois pilares para uma cultura de paz

15 de Abril de 2018

“É na família que nós temos as primeiras noções de hierarquia, de respeito às leis, de respeito à autoridade, de vida em comunidade”, declara o deputado Alan Rick.

Alan 2

A Comissão Especial da Cultura da Paz, na Câmara dos Deputados, ouviu o deputado Alan Rick (AC) elevar a família e a educação como os principais pilares para a construção de uma cultura de paz. No discurso, Alan Rick afirmou que a família é o maior e mais importante elemento na sociedade para a promoção da paz. “É na família que nós temos as primeiras noções de hierarquia, de respeito às leis, de respeito à autoridade, de vida em comunidade”, declarou.

Sobre a educação, o deputado aproveitou para citar Monteiro Lobato: “um país se faz com homens e livros”. Segundo Alan Rick, a educação é responsável por criar uma base social, de onde se parte para gerar o desenvolvimento de uma nação. Ele disse que o maior exemplo neste sentido é a Coreia do Sul. “A Coreia do Sul saiu dividida de uma guerra nos anos 50, era agrícola, e tornou-se uma das maiores potências industriais e tecnológicas do mundo, por meio do investimento em educação e do resgate dos valores familiares”.

O parlamentar do Acre lamentou que o Brasil vive, hoje, uma inversão dos valores. “Hoje nós vemos no Brasil todo tipo de banalização, como a da violência, e de inversão de valores. As nossas referências culturais, muitas vezes, são totalmente equivocadas”, disse ele, defendendo a necessidade do país promover uma cultura de paz. “Quando se valoriza a família, se valoriza a base da sociedade, pois a família é aquilo que constrói o tecido social e a maior promotora da cultura da paz”, concluiu.