Regime automotivo

07 de Dezembro de 2011

Fonte: Deputado Mendonça Filho (PE) Regime automotivo Apresentei uma emenda à Medida Provisória nº 549 -, que reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS, da Contribuição para o PIS/PASEP – Importação e da COFINS – Importação incidentes sobre a importação e a … Continue lendo Regime automotivo

Fonte: Deputado Mendonça Filho (PE)

Regime automotivo

Foto: Sidney Lins Jr.

Apresentei uma emenda à Medida Provisória nº 549 -, que reduz a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS, da Contribuição para o PIS/PASEP – Importação e da COFINS – Importação incidentes sobre a importação e a receita de venda no mercado interno dos produtos que menciona -, que possibilitará a reabertura do chamado regime automotivo para o Nordeste brasileiro.

Naturalmente, esse objetivo central visa à expansão da indústria automobilística, que começou a se instalar no Nordeste a partir da Ford, na Bahia, que teve recentemente o anúncio da empresa Fiat Automóveis no território pernambucano, mais precisamente na cidade de Goiana.

Sabe-se que outras montadoras desejam expandir a sua atuação para a Região Nordeste. Comenta-se fortemente nos meios econômicos que a Volkswagen, uma das maiores montadoras do mundo, pretende instalar uma nova planta industrial no Nordeste do Brasil. O meu estado, Pernambuco, está disputando a instalação dessa nova montadora da Volkswagen.

Qual é a nossa pretensão? É que, com a reabertura do regime automotivo para o Nordeste, a Volkswagen possa se instalar prioritariamente na região do semiárido, no agreste Pernambuco. Cidades como Gravatá, Bezerros, Caruaru, Belo Jardim, Pesqueiro, Arcoverde têm toda a condição de recepcionar investimento desse porte, que vai gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento do nosso querido Estado de Pernambuco. Além de que com essa emenda possibilitam-se novos investimentos de outras plantas no território do Nordeste do Brasil.