Ponto de Vista – Redução da maioridade penal!

30 de Outubro de 2017

30/10/2017 8:30 AM / Jorge Tadeu Mudalen

Digo exaustiva, porque acredito que só assim chegaremos a um consenso justo sobre situação de elevada complexidade e responsabilidade, independentemente de qualquer motivação política ou institucional.

Os atos infracionais praticados por crianças e adolescentes aumentaram aproximadamente 80% em 12 anos. Evidenciam que, a partir dos 16 anos, há um ingresso mais forte na criminalidade violenta, associada a crimes contra a vida.

Independentemente das Propostas de Emendas à Constituição que tramitam no Congresso, reduzir a maioridade penal é apenas a ponta de um problema bem maior.

Sem sombra de dúvidas, o acesso à Educação é a melhor ferramenta para reconduzir a criança e adolescente ao caminho do bem. Além da Educação, também é necessário políticas públicas de inclusão social.

A população brasileira anda assustada com tanta violência e, por isso, muda seu comportamento.

A família, base de toda sociedade, quando desestruturada, impede que na infância sejam aprendidos valores éticos e morais e religiosos.

Tudo isso, aliado à pobreza, ausência ou precariedade das escolas e saúde pública, inexistência de áreas de lazer e oportunidades de profissionalização, reforçam negativamente esta triste realidade.

Muitos países também sofrem com os altos índices de criminalidade, violência e com as dificuldades das instituições públicas para lidar com a situação, o que revela não ser uma preocupação somente nossa.

Enfim, vamos juntamente com toda sociedade buscar soluções que possam realmente responder a esta problemática. Os crimes praticados cada vez mais por menores tem realmente assustado a todos, e devem ser punidos. Porém, devemos pensar se é melhor cortar o mal pelos galhos ou diretamente pela raiz.

Fiquem com Deus e uma boa semana a todos.