Ponto de Vista – Por uma São Paulo mais verde

28 de Junho de 2017

Jorge Tadeu Mudalen Deputado Federal (DEM/SP)
E-mail: dep.jorgetadeumudalen@camara.leg.br
Instagram: @deputadojorgetadeu
Facebook: DeputadoJorgeTadeu

Com certeza você já ouviu falar na expressão “São Paulo cidade cinza”. A metrópole cresceu tanto que sobrou pouco espaço para as áreas verdes. A instalação do “Corredor Verde”, na Avenida 23 de Maio, é apenas uma, entre as várias iniciativas, que têm como causa transformar a cidade, colocando jardins verticais em paredes e telhados que tenham impacto na paisagem urbana, promovendo um meio ambiente mais saudável.

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 1.703/2011,  de minha autoria, que dispõe sobre a instalação do chamado telhado verde. Esse projeto é uma medida muito eficaz para minimizar os efeitos nocivos do aquecimento global.

Hoje, nos grandes centros urbanos, as áreas verdes estão cada vez mais escassas. Os edifícios acabam funcionando como grandes ilhas de calor, contribuindo para um aumento considerável da temperatura ambiente. Com isso, cada vez mais as pessoas fazem uso do ar condicionado, elevando assim o consumo de energia elétrica.

Em seu texto, o projeto traz a faculdade da instalação do telhado verde nos edifícios, porém com benefícios fiscais (como desconto no IPTU, por exemplo) para quem aderir à ideia.

O telhado verde já é adotado em várias cidades americanas e europeias, sendo a iniciativa recompensada por descontos nos impostos prediais, proporcionais à área da cobertura.

Entre os vários benefícios da adoção do telhado verde destacam-se a manutenção da umidade relativa do ar constante em torno da edificação, a purificação da atmosfera no entorno da edificação, o aumento da quantidade de verde nos centros urbanos, a contribuição no combate ao efeito estufa, entre outros.

O crescimento da nossa cidade deve sempre estar atrelado à qualidade de vida, com as causas ambientais, com as áreas verdes, sempre buscando transformar a “cidade cinza” numa cidade mais verde e saudável, ótima para se viver.