A solução para a crise brasileira

10 de Maio de 2018

Deputado Bonifácio de Andrada – QUINTA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2018

Querendo ou não querendo, o problema brasileiro é institucional, quer dizer, as nossas instituições não estão alcançando o equilíbrio republicano e oferecendo um espetáculo de graves conflitos internos.
Encontrando um antigo líder político, professor de Ciências Política, entramos em debate e chegamos à dura conclusão.
O Brasil só conseguirá superar os nossos problemas básicos, através da implantação do Presidencialismo Parlamentarizado, ou então, com a convocação de uma Assembleia Constituinte. Só dessa maneira, será possível, instituir um sistema de plena estabilidade política e institucional.
O sistema do Presidencialismo Parlamentarizado está tendo experiências com situações vitoriosas nos países como França e Portugal.
Quanto a Assembleia Nacional Constituinte, a ideia surgiu dos desequilíbrios e conflitos institucionais existentes, das inquietações e das demonstrações de desânimo da população brasileira. É o que observamos, quando, os cidadãos se referem de maneira agressiva contra os homens públicos do país.
A Assembleia Nacional Constituinte seria instalada da mesma maneira que foi implantada no ano de 1987, e votada em 1988 a Constituição do Brasil, em vigor até os dias atuais.
O quadro brasileiro é de crise generalizada e há necessidade de caminhos novos fora das atuais instituições, para assim, se alcançar, o equilíbrio público que o povo deseja.
Essas observações são decorrentes do encontro de pessoas que estão debatendo os problemas brasileiros, em níveis acadêmicos e sociológicos, com plena serenidade.